Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Criatividade e Inovação

Ainda sentido os reflexos da crise econômica, onde é preciso avaliar com cautela a aplicação dos recursos disponíveis, os administradores têm a difícil tarefa de escolher entre este ou aquele investimento para aumentar seus resultados financeiros. E o que temos visto é que as empresas que investem em práticas de incentivo à criatividade e à inovação alcançam posições de destaque nos segmentos em que atuam.

Para compreender, a criatividade é a habilidade de gerar novas ideias e a inovação está relacionada à capacidade de tornar uma ideia viável. Isso quer dizer que no processo criativo, você idealiza algo, enquanto na inovação, você trabalha e estuda alternativas para tornar a criação realizável, para tirá-la do papel. Certamente não é algo simples de se fazer, exige muita dedicação e persistência. Além de resiliência para compreender e superar as falhas. Como diz Scott Adams, “Criatividade é se permitir cometer erros. Arte é saber quais deles manter”.

A boa notícia é que a criatividade já está presente nas organizações. O que falta, às vezes, é o empenho em encontrar meios para colocar as ideias em prática. Afinal, um projeto sem um bom plano para execução não gera nenhum valor para a empresa. É comum vincular a inovação à criação de algo novo, extraordinário. No entanto, é possível inovar no dia a dia, com práticas que vão desde aperfeiçoar um produto e oferecer serviços diferenciados, até identificar novos usos para processos e ferramentas já existentes. São inúmeras as formas de implementar a criatividade e a inovação na sua empresa, o primeiro passo é permitir-se. A leitura, a observação, o convite para uma conversa e troca de opiniões são bons estímulos e estão ao alcance de todos.

Toda a empresa que incentiva seus colaboradores a desenvolverem suas capacidades e dedica-se a aplicar práticas de gestão abertas à criatividade e à inovação está em vantagem perante seus concorrentes. Mais do que isso, está dando condições para que a equipe trabalhe de forma integrada, reduzindo e corrigindo as falhas, além de entregar produtos e serviços de alta qualidade, o que lhe garante diferenciais competitivos relevantes, principalmente em períodos de instabilidade econômica.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial

[email protected]
http://metodogenial.online/


Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – julho/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo