Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

O potencial turístico e o crescimento dos negócios

Sabemos que o turismo tem papel importante no desenvolvimento econômico do nosso país, responsável pela criação de inúmeras oportunidades de negócios, o que aumenta a oferta de bens e serviços e traz benefícios para os visitantes e também para as comunidades que os recebem.

Segundo dados do Sebrae e do Ministério do Turismo, como base no ano de 2018, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países com os maiores mercados de turismo mundial, sendo a atividade turística responsável por 7,9% do PIB nacional. Outra informação interessante é que as pequenas empresas representam 90% do setor.

Para aproveitar o potencial e estimular o crescimento dos negócios, o empresário precisa dedicar-se a conhecer este mercado, estudar as oportunidades e desafios existentes. Uma ação importante é visitar outras regiões turísticas, no Brasil ou fora dele, buscando ideias criativas e até inovadoras que podem servir de inspiração para oferecer produtos e serviços cada vez melhores. Buscar informações e auxílio junto às entidades e grupos setoriais, aproximando-se de outros empresários da área também é um diferencial, já que assim é possível acessar oportunidades que talvez não teria trabalhando de forma individual.

Além de conhecer pontos turísticos e novos destinos, o turista procura por uma vivência diferente e exclusiva, que pode resgatar memórias ou criar novas, gerando uma experiência positiva relacionada ao roteiro escolhido. Ao entregar um programa que atenda a esta demanda, alinhado a um bom atendimento, atenção aos detalhes e qualidade nos serviços oferecidos, o empresário estará construindo um negócio de sucesso.

Mesmo estando em uma região com atrações turísticas variadas, com iniciativas público-privadas responsáveis por fortalecer e desenvolver o setor ao longo dos últimos anos, empreender na Serra Gaúcha requer empenho e dedicação. Não há dúvidas que o destino é bem qualificado e consegue atender aos múltiplos interesses, como o enoturismo, o turismo de aventura, gastronômico, histórico, de experiência.

Porém, para que o empresário possa atender bem o turista, precisa atuar em parceria com outros prestadores de serviço, para que juntos possam entender as necessidades e até mesmo superá-las, encantando o cliente e transformando-o em um meio eficiente de divulgação, que além de indicar para amigos e conhecidos, vai retornar sempre que puder.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo