Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Pequenos negócios: o que fazer para enfrentar a crise?

O impacto econômico causado pela pandemia do coronavírus vem gerando prejuízos significativos para as empresas, especialmente para os pequenos negócios. Por mais que o empresário esteja atento e acompanhando tudo o que acontece, há situações que não podem ser previstas. Quando isso ocorre, algumas práticas podem ajudar a minimizar as perdas, tais como:

1) Tenha cautela com relação às compras. A maioria dos negócios terá sua movimentação reduzida, o que impacta no faturamento. Por isso, reduzir as compras é uma forma de evitar gastos desnecessários. E para as compras prioritárias, você pode conversar com o seu fornecedor e negociar uma condição de pagamento diferenciada.

2) Com o movimento na sua loja ou empresa reduzido, é possível aproveitar as redes socias e o whatsapp como meio de divulgação e venda. Lembre-se de manter o mesmo nível de qualidade no atendimento e nos produtos/serviços. O seu cliente, mais do que nunca, precisa da sua atenção e empenho. Oferecer um serviço de tele entrega é um atrativo interessante neste momento.

3) Identifique as despesas e se possível, faça uma projeção para os próximos meses. Conhecendo os números, você pode eleger as prioridades e identificar os itens mais essenciais para o seu negócio, como o pagamento dos salários, do aluguel e outros custos que influenciam diretamente no seu funcionamento.

4) Converse com o seu contador e informe-se sobre as medidas governamentais para auxiliar as empresas neste período, como a prorrogação do prazo de pagamento dos impostos. São iniciativas que vão auxiliar na saúde financeira do seu negócio.

5) Aproveite o tempo para colocar a leitura e dia, para rever o seu planejamento, estudar sobre vendas, mercado e empreendedorismo. Enfim, assuntos relacionados à gestão estratégica do seu negócio. A crise vai passar e quem conseguir aproveitar melhor esse período, terá vantagens perante os menos preparados.

Lembre-se de olhar para o lado, para os colegas empresários. Não somos autossuficientes e precisamos uns dos outros. Então, faça a sua parte consumindo produtos e serviços de pequenos negócios do seu bairro ou cidade. E você ainda pode recomendar para que seus familiares e amigos façam o mesmo.

Numa situação como esta, todos são afetados e é comum preocupar-se mais com o seu negócio. Porém, é preciso pensar no coletivo, na saúde e bem estar das pessoas. Se cada um fizer a sua parte, encontraremos novas formas de superar as dificuldades e estaremos mais unidos e fortalecidos.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – abril/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo