Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Quando o empreendedorismo “pulsa” na veia

Acredito que o empreendedorismo, como outras competências, é uma habilidade que pode ser aprendida. No entanto, em alguns casos, parece que a pessoa já nasce sabendo, que o perfil empreendedor pulsa na veia.

“Fiz faculdade de farmácia e assim que me formei, com 21 anos, fui trabalhar na farmácia do meu pai, onde tive os primeiros aprendizados. Passados alguns anos, fiz mestrado em Biotecnologia e estudei sobre resíduos da vinificação das vinícolas da Serra Gaúcha. Após o término, precisava colocar em prática as minhas descobertas e foi assim que surgiu a Vinotage.” O relato conta parte da história de uma mulher com espírito criativo e inovador, dedicada e comprometida a transformar suas ideias em realidade.

Morgane Pasini Franzoni é casada e mãe de dois filhos. Foi idealizadora da Vinotage, indústria de cosméticos à base de uva, localizada na cidade de Garibaldi/RS. Esteve no comando da empresa por 10 anos (2006-2016), quando foi vendida ao grupo Famiglia Valduga. “Percebi que já tinha feito tudo o que podia pela empresa, mas a situação era diferente, o mercado exigia investimentos maiores e talvez outra forma de conduzir o negócio. Por isso, entendi que era o momento de vender a Vinotage”. Mais uma característica do perfil empreendedor: agir com a razão, saber avaliar o contexto e tomar decisões difíceis, mas necessárias.

Passado algum tempo, Morgane encontrou outra forma de aproveitar seu conhecimento técnico aliado à vontade de desenvolver alguma atividade que pudesse melhorar a vida das pessoas. “Amo o que faço, não consigo deixar de acreditar que posso fazer algo novo, que possa surpreender e principalmente, que faça as pessoas felizes.” E assim, em meados de 2017, nasceu o Ateliê Alquimia, que se dedica a criação de produtos para perfumar ambientes, além de explorar o marketing olfativo, desenvolvendo aromas exclusivos, capazes de expressar personalidade de uma marca, o que é muito valorizado no ambiente corporativo.

Ao ser questionada sobre o que aprendeu ao longo dos anos, Morgane diz que “é preciso ter paciência, saber esperar o tempo das coisas acontecerem. Aprendi a planejar mais antes de tomar decisões, por menores que sejam. Dar um passo de cada vez e me cercar de pessoas boas, com valores semelhantes aos meus”.

E para finalizar, deixa uma mensagem de incentivo para quem tem o desejo de criar um novo negócio, mas ainda falta um pouco de coragem, um impulso para colocar seus planos em ação: “gosto de lembrar daquele discurso de formatura do Steve Jobs em Stanford, onde ele fala: se você soubesse que vai morrer hoje, gostaria de passar o dia trabalhando no que está trabalhando ou fazer o que está fazendo? Se a resposta for não, por vários dias, repense sua vida. Por isso eu apoio totalmente quem quer mudar, arriscar e fazer algo novo. Nunca só na emoção, os negócios devem ser planejados, mas o risco faz parte. Se der certo maravilha, se não der, temos que estar cientes que fizemos o melhor, que nada na vida acontece por acaso e que nunca é tarde para recomeçar.”

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial

[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – outubro/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo