Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Na prática, a teoria é outra?

Muito se fala sobre a dificuldade de aproveitar os benefícios da teoria, na prática. Em algum ponto você já se questionou sobre a aplicação de um conteúdo que precisou estudar ou que lhe foi apresentado e você não entendeu, naquele momento, a sua utilidade. O certo é que não existe teoria sem a prática, uma tem a função de testar e validar a outra.

Essa incoerência entre o que dizem os livros e o que acontece na vida real é comum e pode causar alguns conflitos. O desafio é compreender o que diz a teoria e como ela pode ser aplicada, de forma a gerar os resultados esperados, considerando o contexto todo, não só fatos isolados. Vamos a um exemplo: eu quero aumentar o faturamento da minha empresa e li em um livro que é preciso investir nos clientes e pensar no longo prazo – e que está tudo bem se eu perder dinheiro em uma negociação hoje, poderei recuperar na próxima. Inclusive com o depoimento de um empresário que usou esta estratégia e teve sucesso, chamou de “risco calculado”.

A situação acima até pode ser verdadeira, mas o alerta é para que as ações não sejam desenvolvidas somente com base em experiências de terceiros, em conceitos que talvez não se apliquem à nossa realidade. É fato que a estratégia utilizada no exemplo pode ter sido previamente estruturada, o empresário conhecia bem o seu mercado, seus produtos e tinha bem definido como recuperaria o valor investido – qualificando o risco calculado. Não é a garantia do resultado, mas uma probabilidade maior de acerto.

De forma alguma quero diminuir a importância da teoria. É ela que tem a capacidade de melhorar, de aprimorar a prática. Seus dados e métodos sustentam à tomada de decisão e por isso o ideal é que elas caminhem juntas, que sejam complementares.

Dizer que na prática a teoria é outra é algo bem relativo, considerando que cada situação é diferente e cada indivíduo tem suas próprias vivências e expectativas. No entanto, entender que estamos em processo de construção e que, tanto nos negócios como na vida, ainda temos muito a aprender é algo bem importante. O que se pode afirmar é que tem mais sucesso quem se dedica à compreensão da teoria e valoriza os aprendizados enquanto aplica a técnica, pois assim tem a chance de melhorar suas habilidades e contribuir para a solução de inúmeros problemas.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal O Garibaldense (Garibaldi/RS) – novembro/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo