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A criatividade como estratégia empresarial

Manter-se criativo em um momento de tamanha incerteza está entre os nossos desafios diários, seja para resolver situações do cotidiano ou para a gestão dos nossos negócios. Ainda bem que a criatividade não é um dom, mas um hábito e, de acordo com especialistas, todos temos potencial para desenvolvê-la. Segundo Maslow, psicólogo norte-americano conhecido pela teoria das necessidades humanas, nós temos os recursos necessários para estimulá-la. Ele afirma: “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescenta algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou”.

Vanessa Kukul, especialista em Gestão da Inovação com ênfase em Economia Criativa, que há mais de 10 anos dedica-se a estudos e práticas sobre criatividade e inovação, também defende que todos somos criativos, mesmo que possamos sofrer bloqueios devido a fatores estressantes, como por exemplo, a pandemia. “Um dos fatores essenciais para estimular a criatividade é autoconhecimento. Nesse ponto é importante destacar que, como profissionais e gestores, devemos compreender como atuamos melhor. Conhecer o que nos bloqueia, o que nos estimula e o ambiente ideal é fundamental para conseguirmos potencializar a criatividade”.

Estimular a criatividade no ambiente de trabalho é uma forma inteligente de diferenciar-se e aumentar a competitividade do negócio. Esta é uma prática que precisa estar integrada à cultura da empresa, já que é indispensável para promover a inovação, melhorando seus processos e gerando relevância em um mercado tão dinâmico e exigente.

Para Vanessa, “o maior desafio é encontrar um modelo ideal ou adequado às necessidades da empresa. Algumas optam por copiar modelos de empresas já consagradas, mas ‘o tiro pode sair pela culatra’. Precisamos entender que a base para a gestão da criatividade é ter uma cultura organizacional consistente, genuína e que valorize seu capital humano. Um ambiente decorado com puffs coloridos, máquinas de lanches, videogames e plantas, não é garantia de estímulo à criatividade e inovação. É preciso que todos os gestores, incluindo a alta liderança, entendam como acontece o processo de inovação. A partir do momento que entendemos este processo, passamos a compreender o quão prioritário é ter profissionais criativos e estimular a criatividade em nossa organização. Isso requer tempo, exige esforço, dedicação, estudo, rotina, errar e aprender”.

Os empresários estão enfrentando inúmeras dificuldades em função do isolamento e das restrições impostas pela crise. Por isso, é essencial ter ações que incentivam o processo criativo, resultante das experiências e vivências de cada membro da equipe. É a partir destas combinações que surgem soluções criativas capazes de identificar formas diferenciadas de entregar produtos e serviços, alinhando-os às novas demandas dos clientes. Além de manter o esforço contínuo para corrigir as falhas e superar as dificuldades, o que irá contribuir para a sobrevivência do negócio.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – setembro/2020

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