Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Quando o propósito é a inspiração

O desafio de empreender no Brasil é constante e passa pela burocracia, carga tributária, crise econômica e política, além da interminável pandemia. Se não fosse suficiente, ainda é preciso superar a concorrência, dedicar-se para atender bem os clientes, equilibrar as finanças e organizar a gestão da empresa. Mesmo com tantas adversidades, o número de novos negócios segue crescendo. E qual será a razão, o que inspira uma pessoa a empreender, mesmo sabendo destas dificuldades?

As motivações são distintas. A perda do emprego e a necessidade de sobrevivência, a realização de um sonho ou o desejo de transformar a comunidade em que vive. São bons argumentos, mas além disso, é preciso que o empreendedor esteja disposto a buscar soluções para superar suas dificuldades e ter sucesso em seu negócio. É uma tarefa que exige muita dedicação, persistência e busca de conhecimento.

A empreendedora Jocélia Cagliari, que possui formação em Hotelaria e especialização na área da gastronomia é uma destas pessoas que não mede esforços para fazer o seu negócio crescer. A La Vie Padaria Artesanal, que nasceu após uma licença maternidade (de gêmeos) e em meio à pandemia, é a realização de um sonho que serve de inspiração para driblar os seus desafios diários. “Trabalho no ramo da alimentação há quase 20 anos. Dando aulas de padaria e confeitaria, conheci a fermentação natural e me apaixonei. Descobri os benefícios e queria proporcionar isso para mais pessoas, para que elas tenham uma alimentação mais orgânica e saudável.”

Para ela, as principais dificuldades do novo negócio estão relacionadas à produção, organização dos pedidos e a logística de entrega. Mas principalmente, conseguir cobrar um preço adequado. “Escolho ingredientes de maior qualidade, que são mais caros. O processo de fermentação natural é longo, exige mais mão-de-obra, mais tempo trabalhando. Hoje o mercado ainda não paga o preço que seria o ideal”.

Além disso, Jocélia divide com o marido, Cristiano, as responsabilidades de cuidar dos gêmeos Adam e Ravi, de 1 ano e 7 meses, destacando a importância de ter um propósito, um objetivo que vai muito além do lucro, que serve de inspiração: “É bem desgastante, tem que ter em mente, lembrar o tempo todo do porquê estamos fazendo as coisas, ter uma motivação. Ou você desiste facilmente”.

A La Vie Padaria Artesanal elabora pães variados de fermentação natural, cookies e tortas, além de hambúrgueres vegetarianos. Ela conta que o nome “La Vie” foi escolhido com o intuito de valorizar e preservar a vida. O cardápio é formado por produtos vegetarianos e alguns itens veganos também. Há pouco mais de um mês, possui um ponto de venda físico, além da estrutura produtiva, ambos na cidade de Garibaldi.

Não há dúvidas que a escolha de administrar um negócio é uma tarefa árdua e trabalhosa. E o desafio de escrever a própria história, compartilhar qualidade de vida e bem-estar, além de cuidar e estar perto das pessoas queridas é o que motiva muitos empresários a enfrentarem diversos obstáculos em busca de melhores condições de trabalho e de vida.

“O que faz tudo valer a pena, é quando a gente vê o cliente voltando, gostando, ficando feliz. Mas é importante que a família esteja em harmonia. Não funciona se ganhar muito dinheiro e nós estivermos infelizes”, finaliza Jocélia.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – maio/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo