Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

A disciplina como estratégia de sucesso

De origem desconhecida, a frase “a disciplina vence o talento, quando o talento não é disciplinado” contextualiza bem uma realidade que se aplica à diversas áreas. No esporte, o atleta habilidoso pode perder para o atleta menos talentoso, mas que dedicou um número maior de horas treinando para aprimorar sua técnica. No ambiente empresarial, o inexperiente empresário vai identificando suas dificuldades e aperfeiçoando-se na medida que estuda e dedica-se para aumentar seus conhecimentos em relação aos negócios, podendo inclusive superar o concorrente que construiu uma grande empresa e, por isso, entendeu que já sabia o suficiente.

Ter disciplina requer esforço para manter o foco nas tarefas que precisam ser realizadas, mesmo que não sejam tão prazerosas ou fáceis de executar. Como a disciplina está relacionada à razão, ela pode ser treinada. Por isso, seguem algumas práticas que vão melhorar o seu nível de disciplina e ajudá-lo na realização dos seus objetivos pessoais ou profissionais:

1) Saiba o seu porquê: tenha clareza quanto ao seu objetivo e a direção que precisa seguir. Isso é fundamental para que você possa superar situações desagradáveis e que podem fazê-lo desistir. Quando você sabe o seu “porquê”, o seu “como” acontece quase que naturalmente.

2) Faça uma tarefa por vez: é tentadora a ideia de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas isso costuma afetar a produtividade. Portanto, é importante definir o que é prioridade e dedicar-se a realizar uma tarefa de cada vez.

3) Tenha metas claras: não ignore a importância do plano de ação. Com o objetivo definido, liste as ações que você precisa executar para alcançar as metas que o levarão ao resultado desejado. Lembre-se sempre de determinar os prazos para cada etapa.

4) Pratique uma atividade física: para que corpo e mente se mantenham em equilíbrio, é fundamental que você se exercite. Escolha uma modalidade que mais lhe agrada e entregue-se a ela. Se você não gostar tanto, lembre-se do seu porquê. A disposição que você ganha com a atividade será aliada para vencer as distrações.

5) Dedique um tempo para o autoconhecimento: conhecendo-se melhor, você tem a oportunidade de fortalecer seus pontos fortes e também, trabalhar as suas fraquezas, para que possa evoluir e superar os seus desafios. Você não precisa se comparar com ninguém, apenas preocupe-se com você, em resolver os seus conflitos. E quando perceber, tudo o que está ao seu redor também estará mudando com você.

Ser disciplinado não é uma habilidade que você desenvolve de uma hora para a outra. É preciso compreender o impacto da disciplina na nossa vida e reconhecer que é um processo que exige dedicação e constância. Por isso é necessário valorizar as conquistas, as pequenas vitórias diárias. E também, aceitar que as falhas irão acontecer, mas trarão consigo muitos ensinamentos, que recompensarão todo o esforço dedicado.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – julho/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo