Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Serviços para a terceira idade: um mercado em expansão

Com o envelhecimento da população – dados do IBGE estimam que até 2060, haverá mais idosos do que jovens no Brasil – as oportunidades de negócio direcionadas aos idosos só aumentam. E as áreas são variadas: gastronomia, turismo, lazer, saúde, com ênfase para atividades que promovam bem-estar e qualidade de vida.

Este aumento de demanda, apenas, não é suficiente para abrir um negócio para a terceira idade. É preciso entender o perfil deste consumidor, que é diversificado e exigente. Os idosos estão cada vez mais conectados e não querem ser vistos a partir de estereótipos, pelo contrário, desejam aproveitar a vida e até mesmo fazer o que não conseguiram fazer antes, seja pela falta de tempo ou prioridade.

A farmacêutica Mônica Dalla Corte atua há 25 anos com o público idoso, identificou suas principais necessidades e criou a Affetto Cuidados Contínuos, uma empresa que presta serviços relacionados à manutenção da saúde e assistência, principalmente à terceira idade, com toda a atenção e profissionalismo que esta atividade requer. “Cuidando da saúde de uma pessoa com mais idade, nem sempre podemos esperar para tomar decisões. Pois diferente dos jovens, os idosos mostram outros sinais que nem sempre são interpretados como sinal de doença”, alerta Mônica. Um dos diferenciais da Affetto é estar amparada por profissionais e especialistas de diversas áreas, que podem realizar o diagnóstico e o tratamento adequados.

Como consequência da pandemia, os idosos que eram ativos acabaram isolados das suas relações familiares e até mesmo profissionais, o que fez crescer os sintomas de depressão. Percebendo esta situação, um novo projeto está nascendo: a Affetto Atividades 60+. “Planejamos um espaço para receber as pessoas com mais de 60 anos que buscam por atividades para preencher o seu tempo livre. Oferecemos um ambiente seguro, com profissionais que conhecem as necessidades dos idosos. Para os familiares que desejam proporcionar aos seus pais a oportunidade de vê-los em um pequeno grupo de amigos, desenvolvendo alguma atividade prazerosa, felizes e com mais saúde, está é uma ótima opção”, explica Mônica, uma das idealizadoras do projeto.

A Affetto Atividades 60+ oferece diversas oficinas, como dança circular, yoga, meditação, reforço muscular, estimulação cognitiva, motricidade fina, arteterapia, inclusão digital, jogos e dinâmica de grupo, música, teatro e artesanato. “Aqui o aluno pode escolher as atividades que mais gosta, fazendo novos amigos e vivendo novas experiências. Além disso, seguimos todos os protocolos de segurança e prevenção ao Covid e disponibilizamos serviço de taxi com convênio, caso seja necessário”, complementa Mônica. Para os interessados, o contato e agendamento podem ser feito através do telefone: (54) 99155-2589.

E para quem deseja criar um novo negócio para atender às demandas da terceira idade, Mônica compartilha um pouco de sua experiência adquirida ao longo dos anos: “como sabemos, é um público que vem crescendo e tem poder de consumo, no entanto, precisamos respeitar suas limitações, sem vê-las como empecilhos para que tenham uma vida longa, próspera e feliz. O público maduro participa das redes sociais, se comunica por aplicativos, adora viajar, quer a sua liberdade, pois dedicou uma vida inteira para a família e agora é chegado o seu momento de aproveitar. Desta forma, é preciso oferecer produtos e serviços que enxerguem os idosos com respeito e que atendam suas expectativas como grandes consumidores”.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – setembro/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo