Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

O que esperar de 2022?

Se já não bastasse a instabilidade econômica e política, 2022 também será um ano de eleições presidenciais, o que impactará em muitas incertezas com relação à situação da economia brasileira. Especialistas alertam para os altos índices de inflação e elevadas taxas de desemprego, o que deixa o cenário ainda mais desafiador. E com relação aos negócios, o que esperar deste novo ano?

Para me ajudar a responder esta pergunta, conversei com pessoas de diferentes áreas e compartilho aqui as suas percepções e expectativas para o ano que se aproxima.

“Para o setor de eventos, o ano de 2022 é visto como de retomada e maior flexibilidade, já que será possível realizar iniciativas maiores, voltar a organizar eventos que haviam sido cancelados ou adiados. No meio empresarial, o clima também é de otimismo, até porque a retomada e a volta do crescimento ocorreram antes que os eventos. Alguns negócios encerraram as atividades, infelizmente, mas quem conseguiu se adaptar ou inovar está bastante otimista. Sem tantas restrições, a tendência é de seguir em frente, com investimentos e avanços na área.” Greice Locatelli Mattiello, Relações Públicas e Diretora Executiva da Apeme Garibaldi.

Do ponto de vista financeiro, a contadora e diretora da Rentabille Custos e Finanças, Morgana Jordani Aimi nos diz que, “por necessidade, as empresas vêm passando por um processo de enxugamento de estrutura e de custos, e isso trouxe uma demanda que estava latente por controles administrativos mais rigorosos. Ainda, teremos um cenário de instabilidade política e inflação. Portanto, temos perspectiva de crescimento nas áreas de custos e finanças, em que atuamos”.

Na área da tecnologia e inovação, Samuel Basso, diretor da Otimizy Sistemas, conta que “as expectativas para o próximo ano são altas. A pandemia mudou a maneira como as empresas trabalham e também o comportamento do consumidor. Neste contexto, acredito que o mercado da tecnologia está aquecido e apresenta grandes oportunidades, principalmente para empresas que buscam melhorar a experiência do usuário. No caso da KMM/Otimizy, pretendemos expandir nossa atuação no mercado, melhorando ainda mais nossos produtos e serviços”.

Leonir Nicaretta, diretor da Modelo Vidros, também está otimista. “Nossa expectativa, apesar do cenário econômico do nosso país, é positiva, porque estamos agregando novos produtos e diferenciais à empresa. O mercado da construção civil está em constante evolução no sentido de levar conforto e qualidade de vida aos seus clientes e nós nos encaixamos perfeitamente nesse cenário de inovação e sustentabilidade. Por isso acreditamos que 2022 vai ser um ano crescimento do setor”.

Segundo Rodrigo Ferri Parisotto, Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, “As perspectivas são as melhores possíveis. Com a retomada das atividades, voltamos a planejar ações que ficaram paradas em 2020. Teremos ótimas oportunidades e isso fará um grande diferencial para aqueles que sempre trabalharam para se manter firmes durante a pandemia. É o caso do turismo de Bento, que trabalhou muito para obter um resultado positivo após os momentos de maior crise pandêmica. Já em janeiro teremos o Bento em Vindima, um grandioso evento que irá marcar o início do próximo ano.”

A psicóloga e mentora Monique Berté traz o seu olhar para a área da comunicação: “O on-line e o off-line se misturaram como nunca. O digital está cada vez mais forte e não haverá retrocesso. Por isso, prepare-se: se for reunir-se presencialmente com alguém, capriche na leitura não-verbal do outro, entenda sobre rapport, sobre conexão, sobre contato visual, sobre escuta ativa. Isso sempre teve valor e terá ainda mais nos próximos anos. Busque entender sobre comunicação digital, sobre como ser um bom comunicador mesmo no ambiente digital, pois isso fará a diferença na sua performance”.

Rafael Lumi, que é administrador, músico e produtor de conteúdo, complementa: “Para a comunicação, minha visão para 2022 é de que, cada vez mais, vai se sobressair a criação de conteúdos originais, o entretenimento de qualidade e a experiência real. O público vai buscar referências de pessoas próximas, reais e confiáveis para embasar suas escolhas, a fim de reduzir consideravelmente o espectro de ofertas a que é constantemente exposto.”

Como podemos perceber, as expectativas para 2022 são positivas. Mesmo vivendo um período longo de crise, o empreendedorismo segue em alta no país, o que aumenta as oportunidades de negócios, desde que o empresário estude o mercado e esteja amparado a um bom planejamento, sem esquecer-se da sua responsabilidade quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo