Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Como melhorar os resultados da sua empresa?

Para as empresas que ainda não desenvolveram o seu planejamento, o início do ano é o momento de revisar estratégias e definir os objetivos a serem alcançados. E se o desejo é melhorar os resultados financeiros, é preciso observar os seguintes pontos:

a) Planejamento: se é difícil adequar-se ao cenário de instabilidade econômica seguindo um plano de ação, não ter um guia que oriente e direcione a execução das atividades pode ser desastroso. Por isso planejar é o primeiro passo para quem quer ter sucesso nos negócios.

b) Execução: após o planejamento, é o momento de dedicar-se à execução. E é aqui que a maioria das empresas fracassa. Seja por falta de acompanhamento ou de direção, as pessoas vão cedendo à rotina e o que foi planejado fica em segundo plano. O desafio é implantar práticas que permitam acompanhar o andamento das ações de forma periódica, o que vai facilitar a identificação das falhas e a necessidade de melhorias.

c) Pilares do negócio: são essenciais para que todos os envolvidos entendam o propósito do trabalho que é desenvolvido, facilitando a compreensão com relação à postura estratégica e o posicionamento da empresa. Através da missão, visão e valores, traduzem a filosofia e a cultura organizacional.

Não se trata de um objetivo fácil de ser alcançado. Ter melhores resultados, mesmo com tantas incertezas, é um desafio e tanto. Mas isso não significa que é impossível. Se um plano não aconteceu conforme o planejado, é preciso entender o que deu errado e buscar melhorias. E o planejamento estratégico é ferramenta essencial para que a empresa possa se organizar e crescer.

Da teoria à prática: que tal fazer uma avaliação dos objetivos que foram definidos ao longo do ano de 2021 e que, por diferentes motivos, não foram finalizados? É só responder as perguntas a seguir:

1) O que a empresa planejou para o ano de 2021 e não conseguiu realizar?

2) Por que não foi realizado?

3) O que a empresa quer realizar em 2022?

A partir das respostas e das necessidades da empresa, é possível criar novos planos de ação ou adequar os já existentes, para que as atividades sejam executadas e a empresa alcance o sucesso que deseja. Vamos planejar? 🙂

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo