Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Ações preventivas na administração do seu negócio

O conhecido ditado de que é melhor prevenir do que remediar também faz muito sentido na administração empresarial. Ao adotar ações preventivas, estamos antecipando situações que podem causar prejuízos e impedir o crescimento do seu negócio. Mas como saber o que precisa ser feito para antecipar problemas? A resposta não chega de forma imediata, ela passa pelo planejamento estratégico, que auxilia os gestores na construção de uma visão mais clara sobre o futuro, fornecendo informações relevantes e permitindo que a tomada de decisão seja mais assertiva.

Com a definição dos objetivos e dos planos de ação, fica mais fácil para realizar as tarefas diárias, além de permitir que o empresário acompanhe o desenvolvimento de cada etapa, seus prazos e responsáveis pela execução. Com o planejamento também é possível definir as ações preventivas, já que, ao planejar e controlar as atividades, você consegue identificar e até mesmo antecipar falhas nos processos, tomando as medidas necessárias para que elas não voltem a acontecer.

Uma forma prática de visualizar uma ação preventiva é fazendo uma comparação com a manutenção do seu carro. Se você a faz com regularidade e segue as instruções adequadas de uso, terá menos gastos com o mecânico. Temos uma ação preventiva. Agora, se você é descuidado, provavelmente terá mais complicações no momento da manutenção, sem contar que corre o risco de ficar parado na rodovia, sujeito a guincho, gerando perda de tempo e dinheiro, o que caracterizaria uma ação corretiva.

No contexto empresarial, o cenário não é tão simples. As variáveis são inúmeras e nem sempre é possível prever ou evitar situações que geram transtornos e prejuízos. O que se pode afirmar é que um planejamento bem elaborado consegue diagnosticar uma grande parte destas adversidades, definindo ações preventivas que geram inúmeros benefícios, tanto na melhoria de processos como na redução de custos, o que favorece o crescimento sustentável do negócio.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – abril/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo