Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Gestão de processos: o que é e quais são os benefícios?

Em um mercado competitivo, onde seus produtos e serviços concorrem direta e indiretamente com diversos outros, adotar práticas de gestão alinhadas aos objetivos da empresa pode influenciar positivamente na escolha do seu cliente. Os processos organizacionais são as atividades de rotina e/ou estratégicas da empresa, que utilizam recursos (pessoas, informações, equipamentos) para realizar a operação de transformação de um produto ou prestação de um serviço. E a gestão de processos tem o papel de ordenar estas atividades, para aumentar o desempenho e os resultados da organização, o que se dá através da identificação, planejamento, execução, controle e monitoramento constante dos processos. Assim, o empresário pode identificar as causas dos problemas e de imediato, implementar as soluções necessárias.

A gestão de processos é a interação entre as diversas áreas da empresa e os seus departamentos. Ao promover esta integração, é possível beneficiar-se de diversas maneiras: a) visão geral – permite mapear a organização, acompanhando os processos do início ao fim, identificando os pontos críticos e as melhorias exigidas; b) definição de indicadores – com o monitoramento, pode-se definir meios para medir os resultados e assim entender se o processo atingiu ou não o objetivo traçado; c) envolvimento das pessoas – quem realiza a atividade no dia a dia é, geralmente, a pessoa que possui mais conhecimento com relação à sua execução. Por isso, a gestão de processos só terá êxito com a participação de toda a equipe, tanto na etapa de construção, como na parte de análise e validação.

Adequar rotinas, mapear processos, integrar equipes e implementar melhorias é um grande desafio para a maioria dos gestores, mas não há outro caminho para quem busca competitividade, diferenciação e bons resultados. Uma organização com processos bem estruturados é capaz de otimizar a aplicação dos recursos, entregando produtos e serviços com maior eficácia, que além de melhorar os resultados financeiros da empresa, aumenta também o grau de satisfação dos clientes.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – maio/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo