Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Um olhar estratégico para os fornecedores

Quando o empresário quer desenvolver seu negócio e melhorar os resultados financeiros, de imediato pensa no faturamento, no aumento das vendas. E ele não está errado, ter uma boa gestão comercial é fundamental para a sobrevivência da empresa. Porém, um olhar para os fornecedores e parceiros também é estratégico e traz inúmeros benefícios.

Conhecer a cadeia produtiva da sua empresa é essencial: identificar quem são os fornecedores, como as matérias-primas impactam no processo produtivo, como o produto é comercializado e distribuído até chegar ao seu cliente. Dessa forma, você consegue verificar o grau de dependência, ou seja, o quanto estes parceiros influenciam nos processos empresariais e como são importantes para o fluxo adequado das atividades. Além disso, é preciso perceber que existem diferentes tipos de fornecedores, tanto de produtos como de serviços e não dedicar a devida atenção certamente trará problemas, como atrasos nas entregas, serviços prestados de forma ineficiente, entre outras situações desagradáveis.

Antes de exigir que seus fornecedores atendam às suas demandas, você precisa estar disposto a ser um bom parceiro, um bom cliente e também um bom fornecedor. Parece óbvio, mas às vezes não percebemos que as reações acontecem em cadeia e que nem tudo está relacionado somente ao ganho financeiro. Estar disponível e dedicar a atenção necessária durante uma visita irá contribuir para que a relação seja fortalecida e que, quando você precisar negociar uma condição especial, seja para uma urgência na produção ou para uma forma de pagamento diferenciada, as suas chances de êxito aumentem.

Desenvolver um bom relacionamento com os fornecedores é uma prática que exige dedicação, empenho e principalmente, respeito aos compromissos assumidos. Em contrapartida, criar parcerias sólidas, onde as partes são igualmente beneficiadas, permite desenvolver relações de confiança, que vão impulsionar o crescimento sustentável da empresa.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – junho/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo