Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Cultura organizacional voltada à inovação

A cultura de uma empresa está relacionada aos valores e normas que direcionam o comportamento de seus funcionários. Desenvolver uma cultura de inovação é fazer com que tais comportamentos tenham como característica o olhar crítico, que busca a melhoria contínua. Para que a inovação aconteça, é preciso estimular o pensamento criativo e ações colaborativas, partindo dos líderes e integrando toda e equipe.

Empresas que têm iniciativas para trabalhar a cultura de inovação conseguem alcançar até 80% de aumento na satisfação dos funcionários e até 89% dos seus clientes, é o que diz um estudo de 2021, da Consultoria PwC. Ainda, incentivar a inovação faz com que a empresa tenha maior competitividade e se mantenha sustentável. Uma organização que não implementa melhorias que agregam valor para quem compra seus produtos ou contrata seus serviços está destinada à falência.

Promover uma mudança na cultura da empresa requer muito empenho e boas condições de trabalho, num ambiente que estimule o surgimento de novas ideias, com a facilitação de processos e oferta de novos métodos para solucionar problemas existentes. A partir disso, a empresa perceberá um dos principais benefícios da cultura de inovação, que é torná-la adaptável aos cenários instáveis e de constante transformação. Ou seja, será capaz de adequar-se rapidamente diante de imprevistos e situações de crise.

Para saber mais sobre o assunto, um primeiro passo é acompanhar as oportunidades disponíveis na região, como eventos e atividades relacionadas ao mundo da inovação. Mas é preciso ir além, investir em ações e práticas que vão estimular a capacidade de criar e inovar dos colaboradores, de modo que todos sejam envolvidos no processo.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo