Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Como planejar o seu negócio de forma estratégica?

O planejamento empresarial é essencial para o sucesso de qualquer organização. Ele envolve a formulação de estratégias, a definição de metas e a alocação eficiente de recursos para atingir os objetivos estabelecidos. Um planejamento bem elaborado oferece direcionamento, foco e a capacidade de antecipar desafios, proporcionando à empresa uma vantagem competitiva.

Em um ambiente caracterizado por mudanças rápidas e desafios constantes, a busca pela eficiência e adaptabilidade torna-se imprescindível. Nesse cenário, a metodologia OKR (objetivos e resultados-chave) emerge como uma ferramenta essencial para organizar o planejamento empresarial de maneira eficaz. Ela facilita o detalhamento das metas a partir da definição dos objetivos empresariais, englobando também a análise dos seus resultados. Ao avaliar se estão ou não adequados aos resultados-chave, indicadores quantificáveis e mensuráveis, o método possibilita o acompanhamento da execução dos objetivos, bem como a necessidade de ajustes. Isso cria um alinhamento claro para a equipe, garantindo que todos estejam trabalhando na mesma direção.

Para facilitar a compreensão, temos um exemplo de OKR:

  Objetivo: Melhorar a efetividade da equipe de vendas  
  Resultado-Chave 01: Aumento do índice de fechamento, de 30% para 50%  
  Iniciativas:  
a) Desenvolver programas de treinamento focados em técnicas de vendas consultivas.  
b) Realizar treinamentos mensais para aprimorar habilidades de vendas e atendimento ao cliente.  
  Período de avaliação: mensal  
  Responsável: gerente comercial  

Outros resultados-chave podem ser definidos, considerando a experiência do cliente, as campanhas de marketing e indicadores, de acordo com o modelo de negócio, como ticket médio e retenção de clientes.

A utilização da metodologia OKR tem uma abordagem mais objetiva, que orien­ta e direciona os esforços da equipe para aquilo que é prioritário para a empresa, alcançando resultados alinhados aos seus objetivos estratégicos.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo