Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Por que as empresas falham na etapa mais importante do planejamento?

O planejamento estratégico é determinante para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas falhas acontecem na etapa mais importante do plano: a execução. Isso geralmente ocorre em função de uma série de desafios, desde a implementação, a adaptação às mudanças que são necessárias e a falta de monitoramento.

Quando os objetivos não são comunicados de forma clara, não são compreendidos por toda a equipe e assim, fica difícil obter o alinhamento adequado para a execução das ações definidas no planejamento. Além disso, a resistência à mudança, seja por parte da direção ou dos colaboradores, é um dos principais obstáculos. Sem a colaboração de todos, a implementação fica comprometida.

Com a execução em andamento, é fundamental acompanhar e controlar o seu progresso, fazendo os ajustes apropriados. A falta de monitoramento pode levar a desvios significativos do plano inicialmente traçado, além de perda de recursos e de tempo.

Seja para pequenas ou grandes empresas, a execução efetiva do planejamento estratégico é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento. Para empresas menores, o planejamento é fator crítico de sobrevivência, já que geralmente elas possuem recursos limitados e concorrência acirrada. Por isso, um plano bem elaborado trará mais clareza e ajudará a empresa a identificar oportunidades e enfrentar os desafios que se apresentam.

O sucesso de uma empresa não depende apenas da qualidade do seu plano estratégico, mas sobretudo da capacidade de executá-lo. Isso requer um compromisso contínuo para controlar o que está sendo executado, identificar falhas e fazer ajustes. E só as empresas que aprenderem a administrar estes elementos serão capazes de alcançar posições de destaque e relevância.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – maio/2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo