Celebrar o dia dos pais também é uma oportunidade para refletir sobre o papel fundamental que os pais desempenham na vida de seus filhos. Ser pai e empresário pode parecer uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de encontrar tempo suficiente para estar presente na vida dos filhos.
“Busco manter o maior estado presente em cada ocasião, sobretudo, tendo memórias práticas e afetivas com a minha filha”, conta Eduardo Breda, pai da Maria Eduarda, 3 anos, sobre suas estratégias para conciliar os diferentes papeis de ser empreendedor e pai.
“Coloco minha família como uma prioridade e reservo tempo para atividades juntos, como refeições, brincadeiras, ou simplesmente conversando sobre o dia. Por vezes, mesmo que o tempo seja limitado, eu me esforço para torná-lo especial e significativo para minha filha”, diz Fernando Vons, advogado e pai da Amanda, de 2 anos.
Já Cláudio Righi, arquiteto e empresário, se beneficia da tecnologia para aproveitar melhor o tempo com seus três filhos, Maria Laura de 10 anos, e os gêmeos Joaquim e Isadora, de 7 anos: “Eu dou muito valor para a presença. Considero fundamental estar presente e disponível para ajudar a construir a confiança e a felicidade dos meus filhos. Consigo fazer boa parte do trabalho em home office, o que me permite estar junto deles por mais tempo.”
Os desafios enfrentados no mundo empresarial podem proporcionar valiosas lições de vida, que os pais empresários buscam transmitir aos seus filhos. Entre os principais valores que Clinton Bortolini, proprietário da Paiol Barbearia, quer passar para seu filho Arthur, de 2 anos, é que “toda ação tem uma reação e nossas atitudes nos trazem consequências, precisaremos aprender a lidar com elas”.
“Tenha empatia e diga sempre a verdade, mesmo que ela possa machucar. Relações sólidas, familiares e profissionais, só são construídas quando há transparência e confiança. Quem ama se importa, e quem se importa trata com a verdade.” Afirma Eduardo Breda, sobre um dos aprendizados que quer passar para Maria Eduarda.
“A honestidade e a ética são fundamentais. Sempre procuro agir de maneira íntegra em todos os aspectos. Outro valor importante é a persistência. Nos negócios, enfrentamos desafios constantes. Ensino a Amanda que a persistência e a determinação são essenciais para superar obstáculos em qualquer etapa da vida”, conta Fernando Vons.
Cláudio Righi entende que “os valores dos negócios, são os mesmos que para qualquer outra relação que se tenha na vida. Não há como separar. Comprometimento, lealdade, empatia, fazer bem feito tudo o que se propõe, e foco no resultado, são valores bem-vindos em qualquer situação, e fazem a diferença desde as primeiras fases da vida”.
A habilidade de conciliar o papel de pai e empresário está relacionada à responsabilidade de transmitir valores que vão influenciar e direcionar a vida dos filhos. Parabéns aos pais Eduardo, Fernando, Clinton e Cláudio, que, com compromisso e organização, nos mostram que é possível alcançar o sucesso não só nos negócios, mas também no fortalecimento dos laços familiares e desenvolvimento saudável dos filhos.
Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti
Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – agosto/2024