“Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.” A frase dita por Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, responde bem a pergunta. Conhecer as características de quem compra os seus produtos ou serviços irá ajudá-lo a criar estratégias comerciais mais eficientes, garantindo melhores resultados para a empresa.
Você pode iniciar segmentando os seus clientes, separando-os em grupos menores, de acordo com comportamentos ou atributos em comum. Depois, pode verificar quanto cada grupo de clientes compra, bem como os produtos mais adquiridos. A partir dessas informações, é possível criar várias estratégias: buscar mais clientes com as mesmas características, identificar outros produtos que eles ainda não conhecem, bem como serviços que podem ser oferecidos e que vão tornar a experiência de compra mais agradável.
Quanto mais você se aproxima do seu cliente, maiores as possibilidades de interação, o que lhe traz vantagens interessantes. Por exemplo, quando você consegue realizar um serviço ou entregar um produto que atende as expectativas do cliente, ele facilmente irá recomendá-lo para amigos e conhecidos. Ainda, se questioná-lo sobre melhorias, ele poderá sugerir adequações e até mesmo direcioná-lo para o desenvolvimento de um novo produto. Ao aprimorar o relacionamento com o seu público, entendendo suas necessidades e cultivando uma relação próxima, você terá uma ótima oportunidade de destacar-se da concorrência.
São práticas que demandam tempo e dedicação, mas conseguem levantar informações importantes que irão contribuir na elaboração de novas ações, além de aumentar significativamente suas oportunidades de venda. Estes movimentos, combinados, ajudam a construir uma imagem positiva da empresa, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento do negócio.
Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
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@aline.agatti
Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – agosto/2022