O planejamento empresarial não é apenas uma ferramenta de gestão, mas uma âncora de apoio e direcionamento, principalmente para os pequenos negócios. Em um cenário onde os recursos são limitados, planejar permite que o empreendedor antecipe riscos e direcione esforços para o que realmente traz retorno.
Com a Inteligência Artificial (IA) integrada ao cotidiano e as mudanças na Reforma Tributária brasileira entrando em fases cruciais, a clareza estratégica é o que separa as empresas que apenas sobrevivem das que prosperam.
Algumas práticas que podem transformar a sua gestão neste ano:
a) Inicie pelo diagnóstico: antes de traçar novos objetivos, é preciso conhecer a sua situação atual. E são os dados que vão mostrar esta resposta.
b) Diferencie o faturamento do lucro: A liquidez (dinheiro disponível) é mais importante do que grandes contratos com recebimento a longo prazo.
c) Aproveite as ferramentas para digitalização: a IA pode auxiliar na escrita do rascunho do e-mail, posts das redes sociais e resumos de reuniões. Reduz custos operacionais, aumentando a produtividade.
d) Tenha atenção à Reforma Tributária: 2026 é um ano de transição fiscal. Organize seus processos contábeis com sistemas que já automatizam o cálculo dos novos impostos, para evitar multas e gargalos no fim do ano.
e) CRM como estratégia de vendas: Use um CRM para garantir que cada interação com o cliente seja personalizada com base no histórico de dados.
Atenção: um erro comum das PMEs é tentar “abraçar o mundo”. Tenha direcionamento, definindo metas com estratégia e prioridade. Isso traz organização para a empresa e foco para a equipe.
Aline Agatti
Organizativa Consultoria Empresarial
aline.agatti@gmail.com
@aline.agatti
Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2026