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Networking: a conexão humana como vantagem competitiva

Nos negócios, ter conhecimento técnico e um produto ou serviço de qualidade é fundamental, mas não é o bastante. O caminho para o sucesso passa pela capacidade de construir e manter uma rede de contatos sólida. O networking não é apenas uma atividade complementar, mas um movimento essencial que gera valor e abre portas para ótimas oportunidades. Mesmo que o marketing ajude na construção e percepção de uma marca, a confiança e a familiaridade são elementos cruciais. As pessoas geralmente preferem fazer negócios com quem elas conhecem, ou com quem foi recomendado por alguém em quem elas confiam.

É importante ressaltar que o networking eficaz exige proatividade. Isso significa incluir na sua agenda a participação em eventos, palestras, reuniões e até encontros informais, como um almoço ou um café. Nem sempre essas interações resultam em um negócio imediato, mas elas plantam sementes que podem gerar futuras parcerias, indicações ou, quem sabe, um cliente potencial. “Acredito que mais de 90% dos negócios das minhas empresas foram realizados através do networking. E se não for possível creditar tudo a ele, tenho certeza que desempenhou um peso importante na tomada de decisão do cliente. Por isso, é preciso estar atento e disponível, ouvir as pessoas, se conectar verdadeiramente. Os resultados aparecem, a seu tempo.”, afirma Rafael Lumi, sócio-fundador da Ampex Consultoria e Estratégias.

E os resultados podem se manifestar de diversas formas. Desde a conquista de um cliente importante, até a troca de experiências em eventos ou a formação de comunidades. “O networking sempre fez parte da nossa história. Desde o início, nossos clientes e projetos chegaram até nós, e continuam chegando, por meio de indicações, eventos e associações das quais fazemos parte. Participar de encontros e capacitações é algo que nos move e, mais recentemente, começamos também a promover os nossos. Em 2024 e 2025, idealizamos duas edições do ‘Inspirando Planos’, reunindo 50 mulheres empreendedoras em cada ano. Foram momentos de troca gratificantes, inspiradores e que reafirmam o imenso potencial das conexões”, conta Fernanda De Antoni Farias, publicitária e sócia-fundadora da Agência Plano.

Para a psicóloga e mentora em comunicação, Monique Berté, “Quando há intenção, comunicação clara e abertura para conhecer novas pessoas, o networking transforma. Ele cria encontros que ampliam horizontes, fortalecem a presença e geram oportunidades que não surgiriam sozinhas. Foi o caminho que percorri para crescer na carreira, conquistar clientes por meio de indicações, firmar parcerias com empresárias de todo o Brasil e participar de projetos marcantes como eventos, palestras, cursos e a coautoria de um livro lançado recentemente na Bienal do Livro do Rio”.

O networking é mais do que uma simples troca de cartões. É uma prática contínua de construção de relacionamentos, pautada na confiança mútua e na colaboração. Investir tempo e energia em sua rede de contatos é investir no seu crescimento profissional e no ganho de competitividade do seu negócio.

Aline Agatti
Organizativa Consultoria Empresarial
aline.agatti@gmail.com
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – setembro/2025

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