Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Transição de carreira: será que é isso que eu preciso?

Cada vez mais comum, o movimento de transição de carreira é a escolha dos profissionais que não se sentem realizados com a sua ocupação atual. Mudanças comportamentais, como um menor apego à estabilidade e o interesse em viver novas experiências, além da falta de oportunidades ou descontentamento com as condições impostas, que impactam no bem-estar e qualidade de vida, estão entre os principais motivadores desta decisão de recomeçar.

No entanto, é preciso atenção para não buscar na troca de carreira uma fuga dos problemas que acontecem em todas as áreas. Há dias em que os colegas não atendem nossa expectativa, há clientes mais difíceis de lidar e situações que fogem do nosso controle. Se o clima na empresa está ruim ou se determinado projeto não nos motiva mais, às vezes uma conversa com a equipe ou com os gestores pode ser a solução mais acertada.

Renata Rigon Cimadon, psicóloga, especialista em gestão de pessoas e psicoterapeuta psicanalista afirma: “A transição na carreira pode ocorrer, em alguns casos, pela mudança de pensamento da própria pessoa. Nem sempre o que se pensa e se deseja fazer aos 20 anos é o mesmo que se pensa e se deseja aos 40 anos. Alguns sujeitos iniciam cedo sua carreira profissional, e, por vezes, sem muita opção. Com o passar dos anos vão se desenvolvendo e então têm mais possibilidades para realizar essa troca”.

Outro fator que influenciou nos processos de transição de carreira foi o período de pandemia. “Algumas pessoas ficaram desempregadas e aí precisaram repensar o que poderiam realizar para se sustentar. Outras aproveitaram o tempo e olharam mais para si, seus desejos e suas vontades, perceberam e identificaram outras possibilidades de trabalho mais satisfatórias”, complementa Renata.

Para as pessoas que estão em dúvida quanto ao assunto, a psicóloga orienta: “Acredito que, como qualquer decisão tomada na vida, é preciso ter autoconhecimento, isso é essencial. Poder se conhecer, saber mais de seus gostos e habilidades favorece qualquer escolha. Se for identificada a necessidade de mudança, que ela possa ser construída e não realizada de forma impulsiva e sem pensar. E para que isso aconteça, um profissional da área da psicologia pode auxiliar quem está em dúvida sobre sua carreira e ajudá-la a compreender o que está acontecendo”.

Um profissional que se destaca é aquele que, mesmo com as dificuldades, está comprometido com o seu trabalho, buscando aprender e evoluir. A verdade é que não há um momento ideal para escolher uma nova atividade profissional e mesmo diante de muitos desafios, toda a experiência adquirida ao longo dos anos contribuirá para a recolocação no mercado de trabalho. Além disso, ao planejar a mudança, é possível organizar-se financeiramente e dedicar-se às habilidades que precisam ser desenvolvidas, favorecendo a construção de uma nova carreira de sucesso.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – agosto/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo