Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

A dinâmica dos games como estratégia empresarial

A aplicação de técnicas que utilizam a dinâmica estratégica dos jogos vem sendo aproveitada pelas empresas como estímulo à cooperação e ao ganho de competitividade. A gamificação”, como é conhecida, consegue envolver as pessoas da equipe, motivando ações e comportamentos que vão contribuir com o potencial de crescimento do negócio.

A proposta de comparar o ambiente empresarial ao contexto de um jogo, com desafios e recompensas, torna as atividades administrativas e operacionais mais desafiadoras, abordando de forma descontraída a necessidade de compartilhar conhecimento e incentivar o aprendizado dos colaboradores, mantendo-os comprometidos com os objetivos e valores do negócio.

Na prática, criam-se tarefas de acordo com as metas desejadas pela organização, bem como regras que permitem a avaliação dos resultados e premiação para os que cumprirem com o que foi estabelecido. Um exemplo vem do Grupo Gerdau, que utilizou a gamificação para treinar os seus funcionários sobre segurança do trabalho. Em uma das unidades da empresa, óculos de realidade virtual e jogos de conhecimentos gerais foram aplicados substituindo os treinamentos teóricos. Em troca, os funcionários que realizaram as tarefas, receberam uma certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR).

Incluir a dinâmica dos jogos no cotidiano da empresa também desperta o pensamento criativo, o exercício de observação e melhoria de processos, solucionando problemas e favorecendo o relacionamento interpessoal. Ainda, se bem conduzida, cria ambientes de competição saudável, motivando as pessoas para atingir ou superar determinado objetivo.

As empresas que utilizam estes métodos têm apresentado melhores índices de engajamento, uma vez que despertam nos envolvidos um sentimento de conquista e um incentivo para realizarem as próximas etapas. A partir dos resultados obtidos na execução dos jogos, é possível definir parâmetros e avaliar o desempenho de cada colaborador, comparando seu progresso e identificando demandas que precisam ser atendidas, de modo que tanto a empresa como os colaboradores sejam beneficiados.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – novembro/2019

Um comentário em “A dinâmica dos games como estratégia empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo