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Práticas comerciais para alavancar as vendas

Algumas práticas podem impulsionar as vendas e melhorar o relacionamento com o seu cliente, contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio. Não são complexas, mas sua execução exige dedicação e comprometimento:

1) Conheça o seu negócio: antes de tudo, você precisa saber quais são os diferenciais do seu negócio. Quais os motivos que fazem o cliente escolher você ao invés do concorrente?

2) Entenda o seu cliente: O que o seu cliente precisa? Quem ele é? Quais são os seus hábitos? Ao estudar e entender o seu cliente, você tem condições de melhorar seus produtos e serviços.

3) Busque novos clientes e parceiros: estudando o seu cliente, você consegue perceber características e ações que podem ser aplicadas também para conquistar novos clientes, além de oportunidades de parcerias com outros empresários.

4) Explore as redes sociais: há diversas formas de aproveitar o marketing digital para promover e incentivar as vendas. Dedique-se a identificar quais estão mais alinhadas ao seu tipo de negócio.

5) Treinamento e capacitação: tão importante quanto ter boas estratégias é ter pessoas capazes de executá-las. As pessoas são o bem mais precioso de qualquer empresa, por isso precisam ser ouvidas e bem orientadas para que possam contribuir com o desenvolvimento dos negócios.

6) Atendimento: é feito de pessoas, para pessoas. Por isso deve acontecer de forma transparente, com educação e gentileza. Se o ambiente de trabalho é agradável, os colaboradores têm prazer em atender e servir aos clientes, que percebem a satisfação mesmo nos detalhes mais simples.

7) Fique atento aos exemplos: não adianta criar regras, definir objetivos e estratégias comerciais se o líder não as segue, se ele não é exemplo para a sua equipe. Se o gestor não for referência para a equipe, dificilmente os objetivos serão atingidos. Neste caso, faltará a motivação principal, que direciona a empresa para o sucesso.

8) Lembre-se do acompanhamento: não adianta você desenvolver inúmeras ações e não acompanhar o que está sendo feito. Esta etapa permite identificar estratégias que deram certo e que podem ser replicadas, além de ajustes nas ações que não atingiram o resultado esperado.

A área comercial é estratégica para qualquer tipo de negócio. Você pode ter o melhor produto ou condições de oferecer um serviço muito especializado. Porém, se não planejar as suas ações e não preparar a sua equipe, as suas chances de sucesso serão reduzidas.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – junho/2019

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