Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Vindima orgânica: os desafios para aproveitar todo o potencial da uva

Estamos na vindima, o período do ano em que nossa região celebra a cultura da uva, exaltando não só a sua colheita, mas a história e a tradição da imigração italiana, seus desafios e conquistas.

 Na Econatura, indústria de produtos orgânicos e naturais localizada na cidade de Garibaldi/RS, a safra da uva é a época mais movimentada do ano. E tem justificativa: além da colheita, ocorre o processamento de todos os produtos derivados da uva, que levam a marca Uva’Só. 

O acompanhamento técnico garante que as uvas sejam colhidas no ponto ideal de maturação, já que serão processadas e engarrafadas em até um dia após a colheita. Outra parte da produção é encaminhada para fermentação e obtenção dos vinagres, bem como é feita a separação das cascas e sementes, que serão utilizadas na elaboração das farinhas de semente e de casca, além do óleo extraído da semente da uva. Com todo o cuidado para que a matéria prima proveniente de 25 pequenos produtores tenha seus nutrientes preservados.

Desde a sua fundação, em 1996, a empresa dedica-se a produção de alimentos sem conservantes ou aditivos químicos. A preocupação com a saúde e a qualidade de vida das pessoas foi determinante para a melhoria de processos, mantendo, desde 2004, a certificação orgânica da Ecocert, que abrange 100% dos seus produtos.

A demanda por este tipo de alimento vem crescendo ao longo dos últimos anos, graças à maior consciência da população. Segundo Bruna Mara Postingher, nutricionista e integrante da família proprietária da empresa, “o maior desafio enfrentado hoje está na obtenção de matérias primas, visto que a produção orgânica embora ajude a preservar a saúde do agricultor e ofereça maior remuneração pelo quilo da uva, acaba sendo mais trabalhosa do que a produção convencional. Além disso, a mão de obra no campo vem diminuindo ao longo dos anos e as variações climáticas acabam prejudicando a produção agrícola, o que torna o trabalho ainda mais árduo”.

Para manter-se competitiva no mercado, a Econatura oferece também o serviço de terceirização, desenvolvendo marcas próprias para outras empresas. Em 2018, buscando aproveitar melhor a capacidade produtiva já existente, iniciou o processamento de derivados de outras frutas orgânicas, criando a marca Organovita, que contempla o vinagre de maçã e os sucos integrais de maçã, laranja e tangerina. Mesmo sendo reconhecida pelo seu pioneirismo na produção orgânica, é preciso ressaltar a importância de desenvolver diferentes estratégias comerciais, para que continue ganhando competitividade e possa manter-se sustentável.

Na prática, já está programado para o primeiro trimestre deste ano o lançamento do seu e-commerce. E como a Econatura faz parte do roteiro turístico Via Orgânica, está adequando sua estrutura para o atendimento de turistas, que poderão conhecer além dos produtos, o modelo distinto de empresa eco-sustentável.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://metodogenial.online/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo