Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Lições de um ano incomum

É evidente que a pandemia impactou todos os setores da economia. Mesmo com intensidades diferentes, exigiu que os empresários reavaliassem suas estratégias para combater a desaceleração do mercado e manter seus negócios em operação. Esta condição trouxe lições importantes sobre a necessidade de desenvolver a gestão empresarial de forma integrada, entre elas:

1) Capacidade de adaptação: com as medidas de proteção e isolamento social obrigatórios, foi preciso readequar o modelo de trabalho para o sistema remoto. Quem já adotava práticas mais flexíveis e aproveitava os benefícios da tecnologia, conseguiu se adaptar mais rápido. É certo que cada negócio tem suas particularidades, mas ter processos mais ágeis e um modelo operacional que não seja restrito a um único meio de execução traz mais eficiência para superar crises e situações adversas.

2) Importância do planejamento: é ele que orienta na definição das ações, na escolha dos caminhos que levarão até os objetivos estratégicos do negócio. Um planejamento não é capaz de prever uma pandemia, mas é fundamental para trazer informações que auxiliarão na criação dos planos de combate à crise, seja para pequenas ou grandes empresas.

3) Atenção à dinâmica do mercado: adquirir novos conhecimentos para reavaliar as estratégias, melhorar os processos internos e até mesmo pensar em outros modelos de operação. A crise despertou a importância da melhoria contínua, da dedicação e da necessidade de manter-se atualizado. Afinal, se o mundo é dinâmico, como seu negócio pode sobreviver sendo estático?

4) Um olhar mais humanizado: todo o negócio de sucesso é formado por pessoas comprometidas, que acreditam e vivem o propósito da empresa. Isso só se torna possível quando os gestores têm um olhar mais cuidadoso e atento com a sua equipe, ouvindo suas demandas e ajudando-os em suas limitações. A pandemia trouxe insegurança para todos e o desafio de ter a equipe unida e desenvolvendo suas atividades foi ainda maior. E novamente, quem já adotava uma postura voltada à valorização das pessoas, teve mais facilidade para adequar a rotina e remodelar a sua forma de atuação.

Ainda estamos inseguros com relação ao futuro e certamente teremos outros desafios. No entanto, um ano atípico como este trouxe inúmeros aprendizados, evidenciando a nossa vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, nos ensinou a recomeçar, a buscar métodos diferentes de fazer as mesmas coisas. E em alguns casos, nos permitiu ver direções alternativas e novas possibilidades. Acredito que esta foi a maior das lições: as transformações geradas na maneira de pensar e agir das pessoas e empresas, mais conscientes de suas responsabilidades, individual e coletivamente.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://criarnegocio.organizativa.com.br/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2020
Edição completa do Jornal em: https://issuu.com/jornaldesign/docs/jornal_design_-_edicao_111

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo