Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Um olhar que valoriza o todo

“Acreditamos que é preciso partir de um valor muito importante para que a visão holística aconteça: a integridade. Tal valor proporciona que as pessoas de uma organização olhem com intuito de integrar as partes, percebendo ainda a consciência coletiva. Não existe um manual que indique o melhor roteiro para se desenvolver uma visão holística empresarial, mas alguns passos nos aproximam do ideal, como planejar não apenas incluindo todas as áreas possíveis, mas sim incluindo todas as pessoas possíveis. Ampliar o olhar para o todo é sobre ir junto e isso precisa ser construído com ética, respeito e coração todos os dias”. É dessa forma que as sócias Daniela Bernardi, Daiane Baldo e Laís Vignatti, da Ortha Branding, muito bem contextualizam a proposta da visão holística no ambiente empresarial.

Um termo derivado da filosofia, o holismo refere-se à totalidade e no mundo corporativo, deriva do estudo e observação da empresa de forma integrada, permitindo o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, respeitando e valorizando a cultura organizacional e assim, gerando resultados mais coerentes com os objetivos estratégicos do negócio.

Um dos principais benefícios desta metodologia é evidenciar a importância de cada colaborador ao desenvolver suas atividades com responsabilidade e consciente de sua participação no resultado global. Outro aspecto positivo está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e o seu propósito, o que gera congruência nas ações desenvolvidas, desde uma prática diária até uma negociação mais estratégica. Para que isso aconteça, cada membro da equipe precisa entender como a operação funciona e como suas ações influenciam no processo e no trabalho dos colegas. Isso permite identificar e corrigir as falhas rapidamente, melhorando o seu desempenho.

O selo “Somos Conscientes”, é um programa criado pela Ortha Branding, que através da gestão da marca, estimula seus clientes a desenvolverem este olhar mais abrangente. Elas explicam: “pulsamos por um mercado mais verdadeiro, conectado com o que realmente importa, afinal se humanos estamos, devemos ter marcas que se importam, que são protagonistas e se constroem melhor para o mundo. Neste contexto nasce esse programa que, antes mesmo de ocupar seu lugar, impacta diretamente a forma com que enxergamos branding, um jeito de, quem sabe, inspirar uma Bento Gonçalves mais consciente? Pensar no todo, trazendo consciência econômica, social, ambiental e espiritual é um impulso de percepção que podemos proporcionar às marcas com que trabalhamos”.

Não há dúvidas que desenvolver a visão holística requer uma mudança de postura e muita observação, mas a contrapartida recompensa: para a empresa, além do que já foi citado, gera reconhecimento e ganho de competitividade e para as pessoas, um ambiente mais colaborativo, com mais motivação e estímulo ao crescimento profissional.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
http://criarnegocio.organizativa.com.br/

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – fevereiro/2021
Edição completa do Jornal em: https://issuu.com/jornaldesign/docs/jornal_design_-_edicao_112

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo