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Até que ponto tempo é dinheiro?

Muito se fala sobre a administração do tempo e como ela influencia nos resultados, tanto nas atividades pessoais como dentro das organizações. O tempo é um recurso comum a todos, porém, escasso. Quando você se dá conta, já terminou o dia, já se esgotou o prazo, estamos atrasados! Por isso a administração do tempo é tão importante. Sabe-se que não é possível monitorar todas as atividades do dia, mas é preciso organizar o tempo de forma a realizar as tarefas seguindo uma ordem de relevância, de maneira coerente e ordenada. É uma prática que exige disciplina e sobretudo, planejamento.

Algumas técnicas podem ser adotadas para otimizar a gestão do tempo, entre elas, a utilização de aplicativos e a programação sistemática das atividades, classificando-as em importantes ou urgentes. O que é importante pode ser realizado no dia e não causará danos se precisar ser executado no dia seguinte. No entanto, o que foi identificado como urgente deverá ser realizado no dia, com prioridade, para evitar que se transforme em um problema que muitas vezes, impactará também no âmbito financeiro.

Uma dificuldade comum é a procrastinação, que se aplica tanto à rotina pessoal como às demandas empresariais. Em algumas situações é mais cômodo “deixar para depois”, sem considerar que, provavelmente, o depois não se concretizará. Esta ação está bem ligada à disciplina, uma vez que, se você está disposto a administrar seu tempo e melhorar sua produtividade, precisará cumprir o que foi determinado e desenvolver as atividades dentro do prazo, evitando adiar o que pode ser realizado de imediato.

É importante ressaltar que, como em outras atividades, manter o bom senso é a melhor recomendação. A administração do tempo não pode ser vista como algo penoso, deve ser incorporada à rotina de forma gradual, tendo em mente que o equilíbrio é fundamental. Uma pesquisa realizada por pesquisadores de Stanford e da Universidade da Califórnia, EUA, apresenta um lado perverso da famosa frase de Benjamin Franklin, “tempo é dinheiro”.  Segundo o estudo, “saber quanto vale cada minuto do seu trabalho em moeda corrente aumenta o nível de estresse e impede que você desfrute das coisas boas da vida”.

Portanto, além das vantagens relacionadas ao desenvolvimento otimizado das atividades, saber administrar bem o tempo traz benefícios à saúde e promove a qualidade de vida, uma vez que evita níveis elevados de estresse e permite às pessoas uma melhor análise de cada situação. Desse modo, realizar as tarefas dentro do prazo, além de deixá-lo mais produtivo, também trará momentos mais felizes e tranquilos. Não é algo simples, mas possível. E cada um pode encontrar a melhor forma para organizar suas atividades diárias, seja através de uma lista escrita manualmente, seja através de um aplicativo que organiza e distribui as tarefas conforme as prioridades indicadas pelo usuário. Neste caso, o método não é o mais importante. O que realmente fará a diferença é que se consiga, ao final do dia, acompanhar as atividades que foram realizadas e programar-se para os próximos dias, sem sentir-se culpado ou preocupado por não ter atingido seus objetivos.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – março/2022

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