Uma das estratégias adotadas por empresários de sucesso é a dedicação ao estudo do seu cliente, para assim entregar-lhe uma experiência que vai além de um produto ou serviço. Porém, para que esta iniciativa tenha êxito, primeiro é preciso olhar para dentro da organização, para o cliente interno, a equipe que será responsável por executar cada ação, processo ou sistema.
É onde se apresenta o endomarketing, uma prática de marketing e RH voltada ao público interno da empresa, que tem a finalidade de incentivar a comunicação e oferecer melhores condições no ambiente de trabalho, para que os colaboradores sintam-se motivados e reconhecidos, o que influenciará na forma como interagem entre si e também com o público em geral.
É praticamente impossível aplicar uma estratégia de foco no cliente externo, sem antes alinhar as expectativas dos colaboradores e da empresa. Em outras palavras, é preciso incentivar a participação da equipe, investir em capacitação e oferecer ferramentas e informações que facilitem a execução do trabalho. Afinal, como diz Henry Ford “a única coisa pior que treinar seus empregados para depois eles saírem de sua empresa é não treinar e eles permanecerem”.
Para que as ações estejam orientadas com foco no usuário, a empresa precisa direcionar seus esforços para estudar e entender os desejos e as exigências de seus consumidores. Isso significa que toda a operação estará direcionada para surpreender positivamente o cliente, desde as etapas mais simples até as mais complexas. Sem esquecer, contudo, de que o colaborador é o primeiro cliente da empresa e que tem papel essencial no crescimento e desenvolvimento do negócio.
Empresas bem sucedidas são as que conseguem identificar e potencializar as habilidades de seus funcionários, respeitando suas individualidades e utilizando-as como fatores de diferenciação e desenvolvimento coletivo.
Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
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Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – julho/2022