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Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

As pessoas como base da estratégia

Manter o foco nas pessoas, sejam clientes ou colaboradores, é um dos grandes desafios da gestão empresarial e requer estratégias para identificar e atender as suas necessidades, considerando a oferta de produtos, serviços, ambiente de trabalho e cultura de negócios.

Um estudo do Sebrae RS (2022), aponta os desafios com relação à gestão e traz práticas para que a empresa possa acompanhar as tendências e tornar-se cada vez mais competitiva.

Foco no cliente: é preciso criar processos para entender as suas necessidades. Consultar informações cadastrais, utilizar os dados coletados na pesquisa de satisfação e fazer enquetes nas redes sociais são meios para entender mais sobre o cliente e entregar as soluções que ele precisa. Ampliar o horário de funcionamento e aderir a novos meios de pagamento são exemplos de ações que podem ser feitas para atender as preferências do seu cliente.

Experiência dos colaboradores: não é novidade que uma boa experiência de trabalho é capaz de favorecer a inovação, o aprendizado e o alcance dos objetivos empresariais. É importante contar com um programa de RH atento ao perfil e às necessidades dos colaboradores, com qualificação e benefícios, que vão valorizar e favorecer o desenvolvimento da equipe.

Adaptabilidade e cultura do negócio: considerando as transformações sociais, econômicas e tecnológicas, a cultura empresarial precisa ser flexível e adaptável. Para que a empresa consiga responder com a rapidez às mudanças que o mercado exige, as metodologias ágeis auxiliam na criação de ambientes favoráveis às mudanças, contribuindo para o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados às necessidades dos clientes. Como são flexíveis e com ciclos curtos de planejamento, permitem testar soluções e corrigir erros de forma constante. São exemplos o Scrum, Kanban e Design Thinking, que embora sejam diferentes, têm o objetivo de tornar a gestão mais eficiente.

Dar foco às pessoas pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, especialmente no atual ambiente competitivo, onde a retenção de talentos e a satisfação dos clientes são essenciais para o sucesso a longo prazo.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – abril/2023

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