Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

O que é o Corporate Venture Building?

No contexto da inovação, existem muitos termos que nos ajudam a entender melhor as diferentes abordagens, metodologias e conceitos. O Corporate Venture Building é uma estratégia de inovação em que a empresa constitui uma equipe interna com o objetivo de criar novos negócios em áreas relacionadas ao seu setor de atuação. Essa equipe é responsável por identificar oportunidades, desenvolver ideias inovadoras, além de testar protótipos e lançar novos produtos ou serviços. É uma prática comum em grandes corporações que buscam se reinventar, diante do crescimento da concorrência com as startups.

Para o processo de CVB, a equipe de trabalho é composta por colaboradores da empresa e também por profissionais externos, que possuem habilidades complementares e vão contribuir para a identificar e validar as possíveis oportunidades. Como as empresas já constituídas possuem conhecimento de mercado e de gestão, infraestrutura e capital, conseguem aproveitar estes recursos para criar novos negócios e aumentar suas chances de sucesso.

Entre os principais benefícios do CVB para a empresa, estão: a) capacidade de inovar de forma mais rápida e eficiente, reduzindo a burocracia; b) ganho de competitividade, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços; c) atração de talentos com perfil mais ágil e inovador, por ser uma área que conta com profissionais altamente qualificados; e d) desenvolvimento da cultura da empresa, estimulando a experimentação, a colaboração e a criatividade.

Um exemplo de Corporate Venture Building feito pela Heineken foi o desenvolvimento de um marketplace de cervejas artesanais, para conectar cervejarias menores aos consumidores em diversos países da Europa. No Brasil, a Vem de Bolo, um marketplace de confeitarias artesanais é responsável por fomentar o mercado de doces e bolos, no qual a Nestlé, responsável pelo CVB, domina o fornecimento de bens de consumo.

Ao adotar uma estratégia de CVB, a empresa estimula a inovação e o crescimento da empresa-mãe, ao mesmo tempo que favorece a diversificação de seus negócios e fortalece a sua competitividade.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – maio/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo