A sigla OKR, do inglês, Objectives and Key Results, é uma metodologia de planejamento empresarial que orienta os gestores, tanto para planejar, como para acompanhar e avaliar a execução dos seus objetivos. Ela foi popularizada após ser utilizada como ferramenta de gestão pelo Google.
A metodologia OKR facilita o detalhamento das metas a partir da definição dos objetivos empresariais, englobando também a análise dos seus resultados. Ao avaliar se estão ou não adequados aos resultados-chave, indicadores quantificáveis e mensuráveis, o método possibilita o acompanhamento da execução dos objetivos, bem como a necessidade de ajustes.
Para aplicar no seu negócio, é preciso definir os objetivos principais, de forma clara e objetiva, sem esquecer-se de determinar o prazo para realizá-los. Em seguida, identificar os resultados-chave, que serão essenciais para mensurar como está o desenvolvimento, a etapa de execução. Com os objetivos e resultados-chave definidos, será possível acompanhar a evolução e fazer os ajustes na estratégia, quando necessário.
Com a utilização da metodologia OKR, a empresa passa a ter uma visão compartilhada dos objetivos e o que é preciso para alcançá-los, além de maior clareza para focar no que realmente precisa ser feito, evitando distrações. Como todos na empresa têm acesso aos objetivos e resultados-chave, o processo de mensurar os resultados fica mais simples e permite que todos possam acompanhar o seu desempenho, gerando maior comprometimento e transparência.
Ainda, com a aplicação dos OKRs, o empresário passa a fazer a gestão com foco no resultado, permitindo assim que se crie um ambiente de trabalho orientado por resultados e a tomada de decisões seja baseada em dados, melhorando a produtividade, a satisfação dos colaboradores e o desempenho geral da empresa.
Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti
Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – junho/2023