Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Cibersegurança para PMEs: proteção inteligente e necessária

As pequenas e médias empresas (PMEs) são vistas como alvos mais fáceis por criminosos virtuais, pois geralmente possuem recursos de TI e segurança limitados. A boa notícia é que é possível proteger-se das ameaças através da conscientização e de boas práticas.

Os ataques online visam o acesso rápido a credenciais, fundos ou interrupção de operações. Phishing (páginas falsas imitando sites que servem para coletar dados e informações) e engenharia socialsão a porta de entrada mais comum. E-mails, mensagens ou chamadas fraudulentas se passam por fontes confiáveis para roubar credenciais ou solicitar transferências de dinheiro. O impacto é a perda financeira direta ou o comprometimento de dados críticos. “A agilidade e inteligência para os crimes digitais está muito ligada a inocência e ignorância dos usuários. Clonando imagem, vídeo e voz, é possível extorquir pessoas do grupo familiar, colegas de trabalho ou amigos”,alerta André Luis Miranda, Diretor Técnico da Allconnection Tecnologia Estratégica, empresa localizada em Bento Gonçalves, que oferece soluções em infraestrutura, conectividade, segurança da informação e computação em nuvem.

O fator humano é a principal vulnerabilidade. Entre os erros mais comuns, está a utilização da mesma senha em múltiplas contas; abrir anexos ou clicar em links suspeitos; o uso de dispositivos pessoais não protegidos e conectados à uma rede pública; o armazenamento inseguro de credenciais, em papéis ou arquivos desprotegidos; e também o fato de ignorar as atualizações de software, deixando o sistema vulnerável. “A construção de uma cultura de segurança começa com um trabalho de conscientização de que seus dados – pessoais e da empresa – têm valor e por isso precisam estar protegidos. Uma política de segurança da informação com instruções de como o colaborador deve se comportar com os recursos de tecnologia da empresa, passa a ser melhor aceita quando o usuário consegue entender os benefícios de ter cuidado com a manipulação e armazenamento dos dados”,afirma Lúcio Dalmas Santos, Diretor Administrativo e Comercial da Allconnection Tecnologia.

De acordo com os especialistas, é possível ter uma segurança sólida sem a necessidade de um grande investimento, realizando boas práticas e usando de forma inteligente os recursos existentes. As principais orientações são: treinar a equipe para que tenha cuidado com o tratamento de dados e informações da empresa; utilizar serviços gratuitos, como antivirus, ferramenta de backup (cópia de segurança), cofre de senhas, entre outros; contratar um profissional para fazer as configurações mínimas de proteção e ter um ambiente empresarial seguro.

Com estas práticas, a empresa consegue ter uma estrutura de segurança capaz de deter a grande maioria dos ataques, protegendo seus dados e garantindo a continuidade de negócio.

Aline Agatti
Organizativa Consultoria Empresarial
aline.agatti@gmail.com
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo