A WGSN (Worth Global Style Network), autoridade global em previsão de tendências, identificou diversas direções que moldarão o cenário empresarial em 2025. Elas contemplam desde mudanças no comportamento do consumidor até inovações tecnológicas que influenciarão estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e operações comerciais.
Principais tendências identificadas:
a) Escolha por indicadores que avaliam o impacto social e cultural das ações desenvolvidas pelas empresas, com ênfase para o combate às injustiças sociais e ambientais;
b) Adoção de práticas sustentáveis e resilientes para enfrentar os desafios ambientais e a crise climática;
c) Experiência de compra ainda mais intuitiva e personalizada, com o avanço da tecnologia;
d) Novas formas de criatividade, produção eficiente e serviços customizados por meio de ferramentas de inteligência artificial e prototipagem virtual;
e) Realidade aumentada e experiências multissensoriais, estimulando os sentidos e oferecendo interações mais envolventes aos usuários;
f) Valorização de produtos e serviços que promovam bem-estar emocional e mental;
g) Cultura empresarial que valorize a inclusão e a diversidade.
As tendências identificadas pela WGSN para 2025 refletem um cenário empresarial em transformação, onde sustentabilidade, inclusão e inovação se destacam. Empresas que escolherem essas direções estarão mais preparadas para atender às demandas de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, além de contribuírem para um futuro mais equilibrado e justo.
Ignorar esses movimentos pode resultar não apenas em prejuízos à competitividade, mas também em uma desconexão com um público que valoriza o impacto social, o bem-estar e a inovação.
Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti
Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2024