Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Gastronomia da Serra Gaúcha: tradição, desafios e desenvolvimento

A Serra Gaúcha é conhecida por suas lindas paisagens, cultura forte e, principalmente, pela sua gastronomia singular, que além de atrair turistas de diferentes lugares, também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da região.

A presença da família na gestão dos negócios locais é algo bem comum, uma vez que a gastronomia típica se entrelaça com a identidade cultural da Serra Gaúcha. A culinária traz a influência dos imigrantes italianos e alemães que colonizaram a região, resultando em receitas que combinam técnicas e ingredientes europeus com a riqueza da agricultura da região.

Mesmo com estas vantagens, os desafios são constantes. A sazonalidade relacionada ao turismo e a fatores climáticos, bem como a falta de conhecimento na área de gestão e administração destes negócios familiares são obstáculos que impedem o seu desenvolvimento. “Abrimos o restaurante por ser um sonho, não entendíamos nada de negócios, ficamos anos focando na operação, erramos muito. Estudar gestão e ter pessoas que nos ajudem a evoluir nesse processo fizeram e ainda fazem a gente crescer”, conta Karen Dalla Vale, proprietária do Benvenuto Restaurante, localizado na cidade de Garibaldi.

“Nosso desejo, desde o início das atividades, é atender bem tanto os turistas, como as pessoas daqui da região, valorizando a nossa gastronomia e a nossa hospitalidade. É um trabalho de formiguinha, mas que tem gerado bons frutos”, complementa Karen. Seu companheiro de vida e parceiro de negócios, Luciano Portinho, destaca sobre a participação do restaurante para o desenvolvimento regional: “Acredito que economicamente, contribuímos quando buscamos por ingredientes frescos, de fornecedores locais. E na geração de empregos, apesar de sermos relativamente pequenos, nossa equipe atual tem 7 pessoas.”

Sobre os desafios enfrentados ao longo dos anos, o casal relembra uma ocasição, logo após a abertura do espaço, em que receberam um grupo de turistas com mais de 20 pessoas, porém, a reserva era para 12. “Todos estavam famintos e não tínhamos como atendê-los. Nosso fogão era pequeno, sem estrutura profissional. Hoje é engraçado, mas na hora foi horrível”, conta Karen.

“Neste ano completamos 10 anos de história. Foram muitos desafios, nosso segmento vem sofrendo desde a pandemia. Mas a gente continua com planos de crescer, sempre com consciência. Estamos com dois novos e importantes projetos: do Empório, que comercializará os produtos que servimos no restaurante e também as ‘Comidinhas do Venuto’, uma proposta para atender principalmente o público empresarial, que precisa almoçar com tempo limitado”, explica Luciano.

A gastronomia desempenha um papel importante na economia da Serra Gaúcha, impulsionando o turismo, a valorização dos produtos locais, fortalecimento da cultura e das tradições, além de gerar empregos e contribuir com a sustentabilidade regional.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – julho/2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo