Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

O hábito de agradecer libera o fluxo de receber

Mesmo desconhecendo a origem, a frase é interessante para compartilhar ideias sobre a arte de ser grato. Dezembro é o mês que encerra um ciclo, um período de 12 meses em que muita coisa acontece. É tempo de reflexão, momento para avaliar tudo o que foi feito e de reconhecer quem esteve conosco nesta caminhada.

É preciso aceitar que nem tudo deu certo, mesmo assim, as dificuldades enfrentadas nos mostram novas possibilidades e nos ajudam a amadurecer. Ao ser grato e esforçar-se para ver o lado positivo das situações, conseguimos aprender com a experiência vivida e temos condições de construir um novo caminho, mais produtivo e assertivo.

O hábito de agradecer é, geralmente, o mais difícil de praticar. Pedimos muito e agradecemos pouco, cobramos excessivamente dos outros, exigindo coisas que vão além da real necessidade. Por influências culturais ou padrões comportamentais, temos dificuldades para apreciar o que possuímos, de agradecer pelas bênçãos que recebemos. Ser grato exige persistência e dedicação, é um processo que acontece de dentro para fora.

Se você está insatisfeito com o seu desempenho em determinada área, na vida pessoal ou profissional, não adianta reclamar ou exigir demais de quem está ao seu redor. Você é única pessoa que tem a capacidade de mudar a sua realidade, o que requer empenho e disciplina para superar as dificuldades do caminho. Nesses momentos, você pode praticar a gratidão: observe os pequenos detalhes, desde cumprimentar a recepcionista, fazer uma gentileza no trânsito ou um favor para aquele colega distante. A questão aqui não é o tamanho da ação, mas a intenção positiva e o seu o aprendizado. Quando você é grato, coisas extraordinárias acontecem, as pessoas se aproximam, as oportunidades ficam mais claras e os seus resultados melhoram. Você passa a ter mais tolerância, a exigir menos das pessoas e fazer mais. Agradecer se torna um hábito e você começa a escrever novos capítulos da sua história.

Possivelmente, no final do próximo ciclo, você estará mais satisfeito e perceberá o quanto é privilegiado. Assim como, ficará muito feliz em dividir a sua experiência, para que mais pessoas conheçam os benefícios do hábito de agradecer.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – dezembro/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo