Organizativa – Blog

Negócios me desafiam, pessoas me encantam e histórias me inspiram!

Inovação aberta como estratégia competitiva

Depois de um período complexo, que ameaçou muitos negócios, exigindo adaptações e inúmeros esforços para garantir a sua sobrevivência, os empresários devem continuar atentos às transformações, seja nos modelos de negócio ou na forma de se relacionar com os diferentes públicos.

É certo que a inovação está modificando o mercado e criando novas oportunidades, que talvez não pareciam possíveis ou necessárias até pouco tempo. Em paralelo, os gestores precisam lidar com os desafios econômicos e o desenvolvimento acelerado da tecnologia. Diante disso, como manter-se competitivo em meio a tantas incertezas? Especialistas apresentam alguns direcionamentos, que podem nos ajudar a esclarecer estas dúvidas, como o modelo de inovação aberta (ou Open Innovation), em que os participantes estão dispostos a cooperar entre si, criando e implementando ideias, pesquisas e processos, dentro e fora da empresa, para melhor aproveitar os conhecimentos e as habilidades existentes. Pode ser aplicada por empresas de todos os segmentos, integrando também entes públicos e instituições de ensino, que vão diversificar e fortalecer o ecossistema de inovação.

Diferente do que acontece na inovação convencional, a inovação aberta tem como base a colaboração entre os integrantes, inclusive com a presença de concorrentes. Tais interações têm potencial para promover o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, permitindo, ainda, que a empresa melhore a sua visão de negócio, uma vez que receberá a contribuição de pontos de vista distintos.

Toda a empresa que deseja manter-se competitiva no mercado em que atua, deve entender que o conhecimento e a tecnologia, quando compartilhados, podem gerar resultados superiores. Mesmo que seja difícil mudar a mentalidade das pessoas envolvidas, é algo que justifica o esforço. Não é em vão que os contratos de open innovation crescem significativamente a cada ano.

Aline Agatti – CRA RS-050836/O
Organizativa Consultoria Empresarial
[email protected]
@aline.agatti

Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS) – março/2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo